O Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) assinaram, no dia 13 de abril, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem por objetivo realizar campanhas de comunicação com foco no aumento da conscientização, educação e cidadania ambiental, por meio do descarte adequado de embalagens, e do apoio na execução de ações no âmbito do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e Programa Nacional Rios +Limpos.
“A cooperação tem permitido fazer mais com menos em prol dos brasileiros. A parceria com a ABIR representa mais um esforço empreendido no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade da separação dos recicláveis e do descarte adequado dos resíduos sólidos. A grande capilaridade do setor de bebidas não alcoólicas representa um grande potencial para aumentar o engajamento das pessoas e o exercício da cidadania ambiental, por meio das campanhas de comunicação e ações práticas que serão realizadas”, destaca André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
“Este acordo inédito com o MMA é de extrema relevância para o setor de bebidas não alcoólicas e para o país na agenda ambiental. Não temos medido esforços para cumprir nossas metas e inovar, seja em portfólio e instalações fabris, no sentido de preservar o meio ambiente. O presente acordo nos deixa ainda mais orgulhosos de perseverar também na contribuição de ainda mais informação à população sobre o descarte consciente de embalagens”, afirma Victor Bicca, Presidente da ABIR.
A primeira campanha, lançada no dia 1/5, tem como objetivo ajudar, por meio de um vídeo didático, a população a descartar corretamente as embalagens de vidro, papel e alumínio consumidas em casa. Além de ser publicada nas redes sociais da ABIR e do MMA, a campanha também estará nos monitores da área de restituições de bagagens do Aeroporto Internacional de Brasília durante todo o mês de maio. Sob o guarda-chuva “Crie Esse Hábito”, essa é a primeira de uma série de campanhas com foco no descarte consciente de embalagens.
Separe as embalagens corretamente para o descarte. Elas vão para sua lixeira de recicláveis.
Se a embalagem for de vidro, um adulto precisa sempre estar por perto. Importante embalar antes do descarte para evitar qualquer acidente.
Caso seja uma embalagem retornável, aproveite para trocá-la ao comprar uma nova cheinha.
Se possível, esvazie as garrafas plásticas. E para não ocupar volumes, podem ser amassadas antes de irem para o lixo.
Já as bebidas em caixinhas e nas latinhas, é só conferir que estão vazias antes de serem colocadas no lixo reciclável e pronto! Não precisa separar o anel de abertura.